A Paradise Called Gerês Multi-cache

Silvana: Um ciclo que acaba!...
Com poucas caches pelo Gerês e dias de caminhada para encontrar uma única cache ou até nenhuma. Foram os melhores momentos de Geocaching....
Ficam as excelentes recordações destes momentos passados com o pessoal, nomeadamente, com os Expedicionários.
Obrigada a todos!

Hidden : 6/8/2008

Atenção, esta não é a localização da cache final

A PARADISE CALLED GERÊS!

Esta cache foi criada no intuito de dar a conhecer uma das mais belas e poucas conhecidas paisagens do Gerês: As lagoas do Marinho.

Como chegar?

Ao avistar á placa de sinalização que indica aldeia de Lapela á direita, vire á esquerda em: N41º44.967,    W007º49.946

Avance até a uma pequena ponte. Alguns metros antes da ponte, existe um caminho de terra batida á esquerda. Vire e siga o caminho até ás seguintes coordenadas: N41º45.757,     W008º01.788

Deixo já indicação do mau estado do piso.

A partir daqui, o trajecto deverá ser feito a pé pois o acesso está condicionado  a residentes, pastores e apicultores.

Ao longo do caminho irá avistar do lado esquerdo, o “Alto da Surreira do Meio Dia” e mais á frente do lado direito, a “Roca Alta”. Continue o passeio até chegar á cache inicial, de onde poderá avistar o “Fojo de Alcântara”. A subida é bastante acentuada, mas a paisagem vale a pena.

Daí seguirá em direcção á cache final que se encontra algures nas proximidades das Lagoas do Marinho. Uma é denominada pelos pastores e apicultores de “Lagoa” e a outra de “Lago”.

Poderá aproveitar o abrigo dos pastores para lanchar.

Informação relevante:

Embora sejam poucas as formas claramente glaciárias, nas serras da Peneda e do Gerês foram identificados vestígios dessas glaciações, dos quais merecem especial destaque os do Alto Vale do Vez e zona de Cocões de Concelinho - Lagoa do Marinho (vales com perfil em U; moreias; circos glaciários; superfícies de granito polidas, estriadas e com sulcos; depósitos glaciários).

Não se esqueça de no regresso, passar pela cache inicial.

Percursos complementares:

Depois de avistar a primeira lagoa, siga em direcção á segunda lagoa e daí, seguindo a linha de água, até chegar à varanda natural que se encontra adiante. Poderá observar a passagem do Ribeiro do Couce para a Corga da Pena Calva, a montante.

Da varanda, deve retornar ao caminho que passa junto à cabana do pastor e daí e se virar à direita, avista as imponentes marcas do glaciar dos Cocões do Concelinho.

Pode ainda visitar, se quiser, as minas do Borrageiro que ficam relativamente perto.

A Multi-cache é composta por uma small e uma regular

As coordenadas para encontrar a cache final encontram-se dentro da 1ª cache que é, uma cache de tamanho small.

Só se aceitam “founds” da cache final!

Conteúdo inicial da cache:

• Geocoin DO

• Concha

• Boné

1ª- Orz cregb qb Péh! 2ª- É cerpvfb ragene qrageb...