Skip to content

Cache do Convento de S. Miguel [Óbidos] Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Catt Team,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 5/17/2008
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Cache do Convento de S. Miguel



    O Convento de S. Miguel de Trás-do-Outeiro (freguesia do Concelho de Óbidos) foi mandado construir pelo Cardeal Infante D. Henrique, através de Bula Papal de Pio V. A escolha do local ficou a dever-se à passagem de D. Henrique pela Lagoa de Óbidos, quando se dirigia a Alcobaça. Neste Convento viria a instalar-se a Ordem de S. Francisco.

    A primeira pedra do Convento de Trás-do-Outeiro foi lançada no dia 29 de Setembro de 1569 e a obra foi entregue ao provincial da Arrábida, Frei Damião da Torre.

    O Convento de S. Miguel de Trás-do-Outeiro, uma humilde construção pertença dos frades capuchos da província da Arrábida, era semelhante aos conventos daquela ordem, que sob mecenato real ou particular, surgiram por todo o país, nos séc. XVI e XVII.

    No início do séc. XVII, os frades abandonaram o convento, por se queixarem do sítio, dos seus ares ruins e do excesso de mosquitos, situação agavada a partir de 1590, por não se ter procedido à drenagem dos rios da Várzea da Rainha, onde se situava o Convento.


Convento S. Miguel


    No dia 20 de Outubro de 1602, na presença do provincial Frei Rodrigo de Deus, foi lançada a primeira pedra da edificação do novo templo dedicado ao Arcanjo S. Miguel.

    Os seus primeiros padroeiros foram D. Dinis de Lencastre, alcaide-mor de Óbidos e sua mulher, D. Isabel Henriques, que incrementaram a nova obra. O novo Convento deveria albergar, inicialmente, treze frades.

    O novo Convento, situado entre a Quinta do Vale das Flores e o lugar das Gaeiras, virado para Óbidos e à distância de 1/4 de légua da Vila, beneficiava, agora, de um local sadio, bem arejado e com excelentes águas. Era uma zona plana e baixa, desfrutando de uma vista panorâmica da vertente este da Vila de Óbidos e de um clima apropriado à agricltura, actividade a que os frades se dedicavam.

    Após a extinção das Ordens Religiosas, o património do Convento de S. Miguel das Gaeiras foi vendido em hasta pública à familia Gama, antiga proprietária da Quinta das Janelas (Gaeiras). Ficou no património da família durante várias décadas, sabendo-se que, em 1955, pertença de Luís Xavier da Gama, o Convento se encontrava reparado, realizando-se algumas celebrações na Igreja de S. Miguel. Da famíla Gama o Convento de S. Miguel passou para as mãos da Câmara Municipal de Óbidos, sua proprietária até 1994.

    A 27 de Julho de 1994 a Associação de Municípios do Oeste adquiriu o Convento de S. Miguel das Gaeiras, tendo dado início às obras de reabilitação, recuperação e restauro a 22 de Abril de 1998. Actualmente tem aqui sede a instituição Águas do Oeste.

www. amo.oestedigital.pt (adaptado)


Convento S. Miguel - Águas Oeste


A Cache

É composta por um vulgar contentor de plástico (small), contendo stashnote, logbook, lápis, afia e alguns objectoa para troca.

Nota : A cache encontra-se fora do recinto do Convento



Boa Caçada e divirtam-se !

Cache in, Trash out !

Additional Hints (No hints available.)