Mar à vista, gralhas em terra TP99 [V. Ventos] Multi-cache

touperdido: A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.

Fernando Pessoa

Hidden : 4/14/2008

O objectivo desta cache é dar-vos a conhecer o Percurso Pedestre de Vale dos Ventos com cerca de 3 kms. A dificuldade do percurso é baixa. Este percurso que pretende dar especial atenção à fauna e flora específica desta zona, à arquitectura tradicional bem presente na aldeia de Vale de Ventos, à Lagoa que está cheia actualmente, e à pedreira de calçada.

Para melhor desfrutarem do percurso aconselho a sua execução a pé ou de bicicleta. Sendo que de bicicleta convém alguma destreza pois uma parte do percurso tem muita pedra.

A coordenada inicial é do início do percurso e local de estacionamento. Daqui descem abruptamente a serra entre um denso e verdejante pinhal até uma zona aberta de muros, onde devem seguir as marcas amarelas e vermelhas, pela direita. Começam a subir lentamente em direcção à povoação, passam ao lado de uma antena e apanham a estrada de alcatrão, passam ao lado da lagoa e vão ver as ovelhas a pastar para logo a seguir seguirem por uma estrada de ervas verdes por entre muros que vos leva à pedreira. Aqui o barulho das máquinas dissipa o silêncio do local e o caminho parece obstruido, mas segue por entre aqueles montes, até que começa a descer até um terreno murado, onde outrora se trabalhava a terra. Antes de entrar no estreito carreiro está uma marca de percursos pedestres, com um braço de trepadeira a passar por cima, aí procure à direita, junto ao chão.

Com as coordenadas já no gps continue a seguir as marcas vermelhas e amarelas. Vai passar por um campo de lapiás e por uma densa zona de pinhal e pouco mais à frente já está no local onde começou. Espero que disfrute do ar puro e do sossego do local.

Fiquei sem bateria na máquina fotográfica, mas brevemente serão colocadas fotografias.

Advertências:

- Se não gostar de fazer caminhadas não faça esta cache
- Como o terreno tem muitos desníveis não se aconselha levarem crianças
- Sejam simpáticos e afáveis com os habitantes da aldeia
- Não tire fotos dos locais das caches