Skip to content

Cromeleque Xeres Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desative temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desativada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reativação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 3/23/2008
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

«"Neo", meaning "new", and "lithic", I-T-H-I-C, meaning "stone".»
Dr. Henry Jones Jr

 

 

A oito de Fevereiro de 2002, as comportas da barragem do Alqueva descem, depois de uma espera de mais de meio século. As águas do Guadiana (o grande rio do Sul) começam a ser retidas e a formar o maior lago artificial da Europa.

Durantes anos anteriores a este acontecimento, arqueólogos prescrutam toda a área que vai ficar alagada, tentanto identificar todos os lugares com interesse histórico. São catalogados centenas, abrangendo a pré-história até a idade média. Os mais afectados foram os cerca de 80 moinhos, que testumunham a actividade económica existente na região desde a baixa idade média. Por outro lado, as gravuras rupestres do Alandroal, descobertas em Abril de 2001 (cerca de um ano antes do fecho das comportas) foram alvo de decalques directos, fotografia e topografia dos núcleos e moldagem para realizar cópias fiéis. As rochas foram por fim seladas para minimizar a erosão e proteger a sua condição de jazida em submersão, pelo menos para os próximos 100 anos. As futuras gerações o dirão...

Um fim complectamente diferente teve o cromeleque de Xeres, foi o único monumento deslocado para uma cota mais elevada. Este conjunto de menires, na sua localização original (N 38° 24,966 W 007° 23,398) foi durante mais de mil anos centro de culto e magia, agora re-localizado é simbolo de um território em mudança e da preservação da memória.

O Xarez inseria-se, em termos imediatos, numa área - a Baixa do Xarez - muito rica em vestígios de habitat neolíticos, dispersos em redor dos afloramentos graníticos mais destacados. No limite NE desta área, junto ao Guadiana, localizava-se o povoado (Neolítico antigo/médio e final) do Xarez. Numa escala mais abrangente, o recinto do Xarez integra-se na grande mancha megalítica de Reguengos de Monsaraz, com uma elevada concentração de antas, alguns grandes menires isolados e restos de recintos megalíticos e uma densa rede de povoamento neolítico e calcolítico (Menir do Outeiro, Belhoa, Barrocal e antas do Mt da Pega). 

O Recinto é composto por cerca de cinquenta e cinco monólitos, na maior parte de pequenas dimensões e, muitos deles, de forma ovóide irregular. Não se conhece, de modo satisfatório, a planta original do monumento; o único caso em que foram cabalmente identificadas as estruturas de implantação é o do menir 1, interpretado como menir central do recinto.

 

Additional Hints (No hints available.)