Skip to content

From Church to Heaven [S. M. Agraço] Multi-cache

Hidden : 12/29/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


"From Church to Heaven"
winds of change

EnglishDescription
Based on Winds Of Change, and following a suggestion by the masters Rifkindsss, I decided reintroduce this cache, but with a different concept, since the theme "windmill route" it's, fortunately, already too traditional!
Multi-cache Winds of change [Arruda dos Vinhos])

Now... just enjoy!

DescricaoPortugues
Baseado numa antiga cache arquivada, aqui pertinho da nossa casa, a Winds Of Change, e aproveitando a ideia dos mestres Rifkindss, decidimos reintroduzir a cache, mas com um conceito diferente. Primeiro, a multi-cache anterior era na sua maioria no concelho de Arruda, exceptuando o seu primeiro ponto, agora é, na totalidade, no Sobral... porque sim. Segundo, o tema das rotas dos moinhos já está, felizmente, muito bem materializado numa boa porção de caches, não valia a pena insistir no mesmo. Terceiro... os novos locais são lindos! E tal como na velhinha cache, continua a ser uma boa ocasião para aproveitar e fazer btt, vão adorar todas as descidas e subidas! Multi-cache Winds of change [Arruda dos Vinhos])

Aproveitem, desfrutem e deliciem-se com os ares do Oeste.



São Quintino Church
The first cache is near São Quintino Church, a national monument from the 16th century with a Manueline portal and a magnificent decoration of tiles inside. Explore it.
There, in the publicated coordinates, is a virtual stage where you must count the number of stone columns that support the porch (A). With that number you will find the coordinates for the next and final step of this multi-cache, by using this following simple formule:
N38 5(A+3).7A3
W009 0A.2(A+2)8


==//==
The virtual stage is available at all times (24/7), but to visit the Church you can only make it at the following schedule: Saturdays and Sundays From March 1 to October 31 => Between 3pm and 6pm From November 1 to February 28 => Between 2pm and 5pm


Igreja São Quintino
É um belo templo de três naves, certamente o último de fundação manuelina (1520). Muito curiosa a porta principal, híbrida de elementos manuelinos e renascentistas, e datada, numa cartela, na pilastra do lado direito, de 1530. São Quintino é um monumento da fase final da arquitectura manuelina e um autêntico museu do azulejo, em que figuram padrões únicos. Os tectos de cada nave são de madeira e as paredes forradas de alto a baixo com azulejos do séc. XVII, em grandes painéis de tapete. A cabeceira do lado da Epístola, dedicada a São Quintino e revestida de azulejos do séc. XVIII, com cenas do seu martírio, mantém a pintura seiscentista na abóbada.
A igreja está classificada como Monumento Nacional e é, regularmente, palco de várias actividades culturais.

Aqui nestas coordenadas tens uma etapa virtual onde apenas tens que contar o número de colunas de pedra que sustentam aquele alpendre em frente à igreja (A).
Com esse número vais descobrir as coordenadas para o ponto final desta multi-cache, usando a seguinte fórmula muito simples:
N38 5(A+3).7A3
W009 0A.2(A+2)8

Se trouxeram a bicla... vai ser uma descida dos diabos!
==//==
A micro cache está sempre disponível, mas para visitar a Igreja só o poderás fazer no seguinte horário:
Sábados e Domingos De 1 de Março a 31 de Outubro => das 15H às 18H De 1 de Novembro a 28 de Fevereiro => das 14H às 17H


Sky Windmill
Here is the final cache. Visit the Sky Windmill (Moinho do Céu) and its surroundings. They are astonishing!

And that's it. Just enjoy.


Moinho do Céu
O Moinho do Céu é um dos fantásticos miradouros desta região Oeste. É isso!
As primeiras fotografias de um dos mais prestigiados fotojornalistas portugueses, Eduardo Gageiro, foram obtidas deste monte, por isso acreditem que a visita vale a pena.

"Sempre fui autodidacta. Na verdade comecei a fotografar aos 12 anos, quando um tio meu ofereceu ao meu irmão Armando uma Kodak «baby» de plástico. Aquilo era um brinquedo fantástico. Ia passar férias para casa de uma tia, para os lados de Arruda dos Vinhos – havia lá um sítio de que gostava muito, chamava-se o Moinho do Céu – e fazia umas fotografias muito bucólicas. A primeira foi um pastor e um moleiro. Na altura, o «Diário de Notícias» publicava na primeira página as fotografias dos leitores. Mandei e publicaram-me duas."
(Eduardo Gageiro em entrevista)

Aqui está uma das fotos do Gageiro, no momento da libertação dos presos políticos em Peniche. A única mulher na foto é... a minha mãe.. ali, a rir. Ela pertencia a um movimento de ajuda às famílias dos presos políticos. Não estava presa... ao contrário do meu Pai, tios e muitos amigos...

Não consegui "arranjar" fotografias tiradas pelo Gageiro aqui no Moinho, portanto levem a máquina e tiram-nas vocês! Devem sair boas... há aí com cada artista!
Mae


Moinho do Céu e as Linhas de Torres
representacao de wellington observando as manobras do exercito inimigo Muitos dos abundantes moinhos de vento, de planta circular, instalados em cabeços favoráveis ao estabelecimento de postos militares, foram convertidos em redutos das Linhas de Torres aquando das terceiras Invasões Francesas, em 1810, tendo, posteriormente, alguns redutos sido construídos com a mesma planta circular. O Moinho do Céu foi então um desses moinhos adaptados. Era a fortificação nº 11, segundo os mapas do Capitão J.T. Jones, a qual tinha capacidade para 300 militares e 4 peças de artilharia.

Geocaching-pt.net
 

Additional Hints (No hints available.)