Skip to content

A vila de Alpedrinha Traditional Geocache

Hidden : 1/6/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Vila de Alpedrinha





Várias são as teorias para a génese do nome desta vila:
"... o nome de Alpedrinha, do mesmo modo que muitos dos nossos topónimos, deriva de outro que lhe ficasse próximo. (...) Tenho para mim que a raiz da palavra Alpedrinha está, muito simplesmente, ligada ao primitivo nome de Castelo Novo, sendo um diminutivo de tal geónimo."
"A nossa vizinha e atraente povoação de Castelo Novo é antiquíssima. Basta lembrar que, ao longo dos séculos, deve ter tido três castelos!... (...) O último castelo terá sido erigido nos princípios do século XIII o que determinou a mudança do nome da povoação de Alpreada para Castelo Novo. E é natural que em determinada altura começasse a florescer dentro do seu termo, e no preciso sítio em que hoje se encontra Alpedrinha, um novo lugar e que, pela ordem natural, tomasse o nome derivado de um dos seus topónimos ao tempo, como povoação dominante mais próxima e, neste caso, na forma de um diminutivo. (...) Resumindo: no meu modesto entender (...) o topónimo Alpedrinha deriva de PREADA – PREADIA – ALPREADIA (após a ocupação árabe), que posteriormente, através de diversos fenómenos gramaticais, se fixou no actual geónimo ...".
Alpedrinha situa-se no sopé da encosta sul da Serra da Gardunha, a uma altitude de aproximadamente 550 metros, rodeada de arvoredos. Está virada a nascente e está abrigada, pela serra, dos ventos frios de Norte e Poente.



História

Em 1645 Alpedrinha obteve autonomia administrativa face a Castelo Novo, sendo elevada a vila pelo regente D. Pedro II, com a extinção do concelho em 1855 tendo por base razões de ordem política. Mas há costumes que nos podem revelar o seu fabuloso passado, como é o caso da procissão do Anjo da Guarda para a primitiva Capela de São Miguel Arcanjo que já existia em 1634, note-se ainda que esta procissão ainda hoje se realiza sendo realizada nesta altura a maior festa Alpetriniense que é a Festa em Honra ao Anjo da Guarda.


Alpedrinha sofreu bastante com as invasões francesas onde foi espalhada a destruição, através de incêndios, roubos de igrejas e capelas, onde violaram mulheres e assassinaram velhos e crianças.
Nesta altura a principal actividade económica de Alpedrinha passou a ser a agricultura e a pecuária mas houve oleiros, sapateiros, alfaiates, latoeiros, ferreiros que passaram a ter um papel muito importante na industria, para que Alpedrinha pudesse ser aquilo que ainda é hoje, uma vila social e economicamente estável.

Alpedrinha foi também berço de D. Jorge da Costa, Cardeal de Alpedrinha, vulto histórico de renome na nossa história do século XV.


Pontos de Interesse



A cache

As coordenadas têm um erro de posição estimado de 5 metros (o melhor que se conseguiu naquela zona cheia de ecos depois de 30 minutos de leituras). Leiam esta *pequena* parte da descrição antes de irem procurar a cache.


Para encontrar esta cache irão percorrer o ínicio da antiga calçada romana que se dirige para a Serra da Gardunha.
Sugerimos que visitem o Chafariz Real que se encontra logo abaixo do local, e logo acima a Capela de S. Sebastião e o Palácio do Picadeiro (de onde poderão desfrutar de uma vista fantástica). A caminho da cache irão ainda passar pela igreja matriz, que merece uma visita assim como a sua envolvente.
Por favor sejam discretos nas buscas para não comprometerem a cache, e deixem-na exactamente como a encontraram.






[EN] The cache

To find this cache you will walk in the beginning of the old roman road that heads into the Gardunha Montain.
We suggest that you visit the Chafariz Real (royal fountain) just beneath it, and the S. Sebastião Chapel and Picadeiro Palace (from where you have a fantastic view) just above the hiding place. Also on the way to the cache you will pass by the Igreja Matriz (main church) that is worth the visit, along with its surroundings.
Stealth is required in order not to compromise the cache, and please leave it exactly as you found it


Additional Hints (No hints available.)