Skip to content

Matilde Multi-Cache

Hidden : 5/30/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


[PT] Devem estar a perguntar-se porque se chama esta cache Matilde e não algo como Clérigos. Esta cache tem este nome em tributo à minha sobrinha, que nasceu aqui perto, e a todas as crianças que como ela lutam ou lutaram contra uma doença chamada cancro. Não obstante o seu sofrimento,  tem mantido uma alegria contagiante tão típica de criança que tem ajudado em muito a família a lidar com a situação. Neste momento os médicos que a acompanham estão confiantes de que está curada, mas neste tipo de doença só passados 5 anos da data do tratamento é que se pode ter certezas. Ela tem à data dois anos de idade.

Pode ser que um dia mais tarde ela venha procurar esta cache criada pelo tio.

[EN] You might wonder why the name Matilde for this cache and not something like Clergymen. This cache has this name as a tribute to my niece, who was born close by, and to all other children that like her are fighting or have fought a desease called cancer. Notwithstanding her suffering she's kept a so children like contagious happyness that has helped the family deal with the situation. At this time the doctors that attended her say that she's cured but for this type of desease we can only be certain 5 years later. She's at this date two years old.

It might happen that some day she'l shearch for this cache created by her uncle.

[PT] Considerações históricas

A área onde vai desenrolar-se esta caçada é um local da cidade do Porto com muita história onde se pode encontrar monumentos considerados património mundial. História esta que pela sua extensão vou-me escusar de contar, fazendo apenas algumas considerações sobre alguns monumentos e locais relevantes.

Igreja e Torre dos Clérigos (Património Mundial)

Chama-se "dos clérigos" porque foi construída de 1731 a 1749 para sede de uma irmandade (associação de três irmandades numa só) que tinha como objectivo a ajuda espiritual, e material aos clérigos pobres.

Por "clérigo" entenda-se todos os sacerdotes, bem como os que se preparavam para o sacerdócio, a partir da Prima Tonsura.

De todos os projectos das obras e inspecção respectiva, se encarregou Nicolau Nasoni (1691-1773), um pintor-decorador toscano, que tão bem se houve como arquitecto e que riscou e acompanhou as obras, gratuitamente ao longo de trinta anos, pelo menos. O último trabalho que arquitectou e que é a sua obra prima, como do barroco portuense, é a Torre dos Clérigos.

O interior da Igreja

Reparem na nave da Igreja que apresenta uma forma elíptica, uma novidade. A abóbada, de mármore, está talhada em 12 gomos, correspondentes a outras tantas colunas de granito, em que se apoia. Ao meio, no centro da abóbada, um escudo, de forma elíptica e de granito, ostenta o monograma AM (Ave Maria), as chaves de S. Pedro, a mitra papal e vária folhagem. Sugere a Igreja, erigida sobre a rocha (Pedro) com Maria, mãe da Igreja e padroeira da Igreja, sob invocação da Senhora da Assunção.

A talha dos retábulos, púlpitos e tribunas, é de estilo "barroco-rocócó".

Nasoni foi aceite, a seu pedido, aos 52 anos, como irmão-leigo da Irmandade, "por ter sido o mestre das obras do nosso templo, há tantos anos, sem levar paga alguma". Está sepultado na "sua Igreja, algures, da zona dos púlpitos para baixo, como mandavam os Estatutos, para o caso dos "irmãos-leigos". Na Capela-Mor, refeita pela 2ª vez, para ficar mais ampla, repare no retábulo construído com mármores de quatro cores o que lhe confere particular imponência estética.

No sopé do trono, os restos mortais completos, do mártir Santo Inocêncio, oferta em 1752, do Patriarca de Lisboa.

Frontaria da Igreja

A frontaria da igreja virada para sul, para a Rua dos Clérigos, tem dois "andares"; no primeiro, há janelões centrais e laterais sobrecarregados, à sua volta, com ornatos vegetais e plantas e separados por pilastras de capitéis fantasiados. Um recanto dum jardim... de granito. Por debaixo do primeiro "andar", fica a capela de Nossa Senhora da Lapa, sem comunicação para a Igreja.

No segundo "andar" há um janelão, a meio, cuja repisa se ergue em base almofadada de calcário de S. Pedro e S. Filipe de Nery, porque padroeiros de duas das três irmandades já referidas, colocados em nichos com sobrecéus em concha. O frontão triangular, com o monograma AM (Ave Maria) sob docel, cercado de folhagem, festões e colunas.

No mais alto, a cruz patriarcal com palmas e ladeada de fogaréus - o "jardim granítico" de Nasoni...

A Torre dos Clérigos

Iniciada em 1754, estava construída nove anos depois, em 1763. É a torre, do género, mais alta de Portugal, com seis andares e 76 metros de altura. É tida como o ex-libris da cidade do Porto.

Uma escadaria de 225 degraus dá acesso aos varandins do último andar donde se pode gozar um panorama deslumbrante. Se quiser visitar terá que pagar € 2,00.

Reparemos nos seis andares da Torre:

1º andar. Por cima da porta exterior da Torre vê-se uma imagem de S. Paulo e, abaixo, dentro dum medalhão, um texto de S. Paulo, na Carta aos Romanos. Neste 1º andar a espessura das paredes, de granito, mede dois metros e vinte centímetros.

2º andar. No segundo andar avulta uma janela oval. Uma estrutura forte para dar segurança ao arrojo da torre.

3º andar. Há quatro sineiras e aí está instalado o carrilhão de concerto, utilizando 49 sinos. Um computador controla o carrilhão, marcando as horas e debitando a música por meio de 4 processos. Está programado para tocar ao meio dia e às 18 horas, e está ligado a um relógio atómico, na Inglaterra ou na Alemanha; o computador capta as ondas emitidas e organiza as horas a partir desses relógios.

4º andar. Apresenta uma janela abalaustrada, na face sul, e quatro mostradores de relógio.

Já agora... não fique por aqui. Suba-se um pouquinho mais ao Corpo Terminal para desvendar, como Torga disse, de Galafura, o "belo absoluto".

É todo um Porto visto de cima, um Porto que nem se imagina, projectado para os lados de Gaia, de Gondomar, Maia, Boavista, até ao mar... até aos apelos do mar.

Cadeia da Relação (Património Mundial)

Situada no Campo Mártires da Pátria, a antiga Cadeia da Relação do Porto ergue-se num edifício de estilo pombalino, construído em 1765. Por causa da sua forma triangular, o edifício era também conhecido como a "casa dos três bicos" ou "casa das três esquinas". Junto da fachada mais pequena podemos encontrar a antiga Fonte das Portas dos Olivais.

Em tempos, o Tribunal da Relação do Porto funcionou no edifício da Cadeia da Relação. Hoje, é a sede do Centro Português da Fotografia. A Cadeia da Relação ficou célebre, entre outras coisas, pelo facto do escritor Camilo Castelo Branco ter sido um dos prisioneiros. O manuscrito do "Amor de Perdição" foi redigido na própria cadeia, enquanto o autor cumpria pena por rapto de Ana Plácido.

Recomenda-se vivamente uma visita à Cadeia, a entrada é gratuita.

Jardim da Cordoaria (actualmente Jardim João Chagas)

O seu nome lembra a fixação no local, dos cordoeiros de Miragaia. Assim seriam suplantadas as anteriores designações do local: Campo do Olival, que permaneceria até 1613; e de Alameda do Olival (concebida e plantada por imposição de Filipe II), entre 1613 e 1661. A partir desta última data generaliza-se o termo Cordoaria para definir o referido espaço público.

Livraria Lello & Irmão

Sem dúvida a mais bonita de Portugal e porventura do mundo é mais um ex-libris da cidade.

O edifício da chamada livraria Chardron ou, mais exactamente, Livraria Lello & Irmão fica situado na Rua das Carmelitas e foi mandado construir propositadamente para esta finalidade, sendo inaugurado a 13 de Janeiro de 1906, devendo-se este projecto a Xavier Esteves, um distinto engenheiro da época.

Em estilo neogótico, possui uma magnifica fachada, formada por um amplo arco abatido, cuja entrada se divide numa porta central, ladeada por duas montras que constituem os verdadeiros expositores públicos da Livraria. Sobre este arco, há uma janela tripla, fechada na platibanda e separada das pilastras, as quais são encimadas por coruchéus originais. Dos lados da janela, destacam-se duas figuras pintadas, da autoria de José Bielman, simbolizando uma a arte e outra a ciência. O resto da fachada complementa-se com ornamentação fitográfica e com o nome da livraria. De realçar o rendilhado que encima o edifício, todo ele um autêntico monumento artístico que já mereceu classificação de património nacional.

Entrando no interior da Livraria, o visitante sente-se envolvido por um ambiente acolhedor, onde pontificam os livros e uma decoração impressiva.

Igreja do Carmo

Desenho do arquitecto José de Figueiredo Seixas, esta igreja de fachada barroca foi construída, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo. A fachada lateral da Igreja do Carmo, voltada a oeste, está revestida por um imponente painel de azulejos, datados de 1912, representando o ajuntamento dos cristãos no monte Carmelo, para assistirem ao destino do repto lançado aos pagãos. No cimo, é possível vislumbrar a nuvem do milagre, com a Virgem ladeada por uma corte de anjos. Vale ainda a pena apreciar o portal, rectangular, flanqueado de duas esculturas religiosas, e o corpo superior da frontaria, com esculturas e coruchéus. No interior destaque para a excelente talha dourada, nas capelas laterais e altar mor.

Hospital de Santo António

St Antonio HospitalConstruido entre 1770 e 1825, em estilo "neopalladino" inglês, segundo projecto do arquitecto inglês John Carr, que originalmente estabelecia quatro fachadas, abrangendo uma área de 28721 m2. No pátio estava prevista a capela do Hospital (planta circular no interior e quadrada no exterior)

Os primeiros mestres da obra foram José Francisco Moreira e Caetano Pereira.

A fachada é constituida por cinco corpos de planos diferentes. O primeiro andar é rasgado por janelas e portas de arcos plenos. O corpo central, saliente em relação aos demais, é constituído por uma galeria aberta, com seis colunas dóricas, e rematada por frontão. O segundo andar, recuado em relação aos corpos intermédios, tem janelas guarnecidas com frontões triangulares, há excepção dos cantos, que possuem arcos segmentados. O terceiro andar forma um "mezzanino".

No átrio encontram-se os bustos dos principais benfeitores do Hospital: D. Lopo de Almeida, João Teixeira Guimarães, Joaquim José Campos e D. António Carvalho Leme Cernache.

[EN] Historical considerations

The area where the hunt will take place has a long history and also some world heritage monuments. Because of its lenght i won't tell this story but i will make some brief considerations about some monuments and places of interest.

The Church and The Tower of The Clergymen (World Heritage)

The Church of The Clergymen was built between 1732 and 1750. Later on appeared the building that would function as clerkship and infirmary, having been concluded in 1759. Only in 1763 the group would be completely finished with the conclusion of the Tower.

The Church presents a curious body, in an oblong quite simple way. Of the lateral faces the one that stands out is turned North. The one on the oposite side is very hidden by the narrowness of the streets and the height of the buildings.

Its facade is magnificent, a great masterpiece of the portuense Baroque. It is deeply worked with ornamental details of beautifull effect. The double staircase that gives access to it still accentuates more its greatness and the domain that it has on the place where it stands.

The temple has one nave only, of granite and marble, in an oval construction. The vault, sliced in twelve sections, leans on in the same pilasters number; it is finished off with an ellipse and decorated to the centre with heraldic reasons.

The tower is a mix of robustness and graciosity, a true emblematic work of the Baroque. Thinking about it the poet Teixeira de Pascoaes uttered a sentence that became celebrated: "The Tower of the Clergymen is Oporto squeezed upward".

The whole tower is built in granite and segmented in six zones. It reaches about 75 meters height and 225 steps are counted in the narrow stairway until reaching the last steeple. Of its balcony we can admire a beautifull view of the city and of the city of Vila Nova de Gaia.

If you want to visit this tower you have to pay € 2,00.

Oporto's Court of Appeal (World Heritage)

The construction of Oporto Court of Appeal was spread between 1765 and 1796, by João de Almeida. The door appears on the left side, turning to the fields that are today Carmo, Cordoaria and Cedofeita.

The building of the Court of Appeal presents a triangular form, what makes it quite singular. The main facade is turned to east. It is of Baroque style, finished off by a solid platband cornice. In the northeast angle, the most visible one, is an imposing royal heraldry, sided by two panoplies of the same height.

Camilo Castelo Branco wrote in this prison his famous romance "Amor de Perdição", when he was arrested due to Ana Plácido's kidnapping.

The Court of Appeal is today the headquarters of the Portuguese Centre of Picture.

Cordoaria Garden (at present João Chagas Garden)

This garden occupies a part of what was Campo do Olival.

There settled down a rope factory that manufactured the necessary rope for the galleys and the ships that were built in the shipyards of Miragaia (15th and 16th centuries).

The garden has a small lake in the middle, surrounded of three modest sculpture works: Flora (by Teixeira Lopes), a statue of Ramalho Ortigão and a bust of António Nobre.

Lello Bookstore

It was founded in the beginning of the 20th century. This was a gathering spot of the intelectuals.

The facade shows a neogothical style and it has a wide abated arch on which opens up a triple window. Two coloured illustrations, representing the Art and the Science, of José Bielman's responsability, flank the window. The top of the facade is finished off by a lacy one. In the comfortable and outstanding interior we can see magnificent shelves in wood, and an ornamental wood staircase which leads to the superior floor. The bookstore maintains the whole original line that was worth it the international fame. It is classified as national patrimony.

Carmo Church

 In Carmo street rises the Carmo Church which is one of the best examples of the portuense rococó.

It was built between 1756 and 1762 by the Ordem Terceira do Carmo. It was designed by the architect José de Figueiredo Seixas, contemporary of Niccoló Nasoni. The main facade stands out for being considered the most sculptural of the city, presenting some innovative lines for the time. It is composed by three floors with advanced frontons. It is beautiful copy of the Baroque, in which stands out some ornamentation: garlands, niches, windows, shells, big feasts...

In the niches of this facade, can be admired the Saints Elias and Eliseu's images. The lateral facade of the temple, turned east, is covered with a magnificent panel of tiles, of great dimensions. The scene represents the Christian's meeting in Monte Carmelo.

The tiles of this church form the largest ceramic panel of the city.

Santo Antonio Hospital

Built between 1770 and 1825, in neo-palladian English style, the building followed a plan by the English aechitect John Carr, which originally established four facades, comprising an area of 28721 square meters. The Hospital's chapel was supposed to be located on the courtyard (circular plan on the inside and square on the outside)

The first master builders were José Francisco Moreira and Caetano Pereira.

The facade is composed by five bodies on different plans. The first floor has full arched windows and doors. The central body, prominent in relation to the others, is composed of an opened gallery, with six Doric colums, and ended by a fronton. The second floor, retreated in relation to the intermediate bodies, has windows decorated with triagular frontons, except for the corners, which have segmental arches. The third floor forms a mezzanine.

The hall contains the bust of the main benefactors of the hospital: D. Lopo de Almeida, João Teixeira Guimarães, Joaquim José Campos and D. António Carvalho Leme Cernache.

[PT] A Cache

Para encontrar esta cache vai ter que se deslocar às coordenadas publicadas, que correspondem à Torre dos Clérigos, para dar inicio a uma visita a uma série de caches virtuais que vai encontrando à medida que responder às questões colocadas. Para quem conhece bem a cidade o GPS poderá não ser muito utilizado nesta fase, mas vai ter que responder a todas as perguntas para atingir a cache final.

O percurso é todo ele pedestre e pode ser feito de bicicleta ou "Segway", não caia na asneira de utilizar o seu carro.

A cache final é uma embalagem de rolo fotográfico de 35 mm.

Na cache não há lápis ou caneta, leve algo para escrever consigo.

Agora só tem que encontrar as respostas, introduzi-las nas equações e fazer as contas para ir para a etapa seguinte até chegar à cache final.

Para a 2ª coordenada

Para a 3ª coordenada

Quantas barras de ferro verticais tem as duas primeiras janelas da torre?

Resposta: AA

Que vai substituir na seguinte expressão e calcular:

41º 08.[97 - AA]3 N

08º 36.[AA + 74]1 W

 

Olhe para as duas figuras femininas. Quantas letras tem a assinatura do seu autor no conjunto das duas?

Resposta: BB

Que vai substituir na seguinte expressão e calcular:

41º 08.[99 - BB]7 N

08º 36.[87 + BB]6 W

(Muita atenção, a caligrafia engana, na dúvida entre e pergunte)

Para a 4ª coordenada

Para a 5ª coordenada

Os bombeiros fizeram aqui uma homenagem. Quais os dois últimos números da data?

Resposta: CC

Que vai substituir na seguinte expressão e calcular:

41º 08.[19 + CC]8 N

08º. 36.[CC + 31]3 W

 

Qual o Papa João aqui referido?

Resposta: DD

Que vai substituir na seguinte expressão e calcular:

41º 08.[DD + 60]8 N

08º 37.0[78 - DD] W

Para a Cache Final

Quantas figuras humanas consegue ver neste memorial?

Resposta: EE

Agora terão que utilizar todos os números que recolheram da seguinte forma:

41º 08.[EE + BB - 9][DD - 2] N

08º [53 - AA].[65 - CC][DD - EE + 8] W

 

Espero que goste desta caçada onde tentei juntar cultura, lazer e fundamentalmente diversão para todos.

Para que esta cache seja sempre uma surpresa, por favor não publique fotografias ou logs que possam revelar a sua localização.

[EN] The Cache

To find this cache you must go to the published coordinates that corresponds to the Clergymen Tower and give start to several visits to virtual caches that you'l find along the way as long as you answer correctly to the given questions. To get to the final cache you have to answer all the questions.

The route to the cache is pedestrian you don´t need to use a car.

The cache is a 35 mm photo film canister.

In the cache there's no pencil or pen you must take that with you.

And now you just have to find the answers, put them in the provided equations, make some calculations and go from step to step until you reach the final cache.

To the 2nd coordinate

To the 3rd coordinate

How many vertical iron bars do you see on the Tower first two windows?

Answer: AA

Substitute on the following expression and calculate:

41º 08.[97 - AA]3 N

08º 36.[AA + 74]1 W

 

Look at the two female figures. How many letters on the total has the signature of the author?

Answer: BB

Substitute on the following expression and calculate:

41º 08.[99 - BB]7 N

08º 36.[87 + BB]6 W

(Be very attentive, the calligraphy can deceive, if in doubt go in and ask)

To the 4th coordinate

To the 5th coordinate

The firebrigade (bombeiros) rendered an homage here. What are the last two numbers of the date?

Answer: CC

Substitute on the following expression and calculate:

41º 08.[19 + CC]8 N

08º. 36.[CC + 31]3 W

 

What Pope John is refered here?

Answer: DD

Substitute on the following expression and calculate:

41º 08.[DD + 60]8 N

08º 37.0[78 - DD] W

To the Final Cache

How many human figures can you see in this memorial?

Answer: EE

Now you have to use all the gathered numbers in the following way:

41º 08.[EE + BB - 9][DD - 2] N

08º [53 - AA].[65 - CC][DD - EE + 8] W

 

Hope you liked the hunt. I tried to gather culture, leisure and most of all fun for everyone.

To keep the surprise please don't publish photos or logs that might reveal the cache location.

Additional Hints (Decrypt)

[Por] Wá purtn! / [Eng] Vgf rabhtu!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)