BioRia
O BioRia, um projecto de carácter local, desenvolvido por biólogos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em conjunto com a Câmara Municipal de Estarreja e apoiados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem por objectivos a conservação da natureza e da biodiversidade, a recuperação e requalificação ambiental de zonas degradadas da região do Baixo Vouga Lagunar.
O Baixo Vouga Lagunar, faz parte da Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro e cobre uma vasta área, abrangendo os concelhos de Estarreja, Aveiro e Albergaria-a-velha. Nesta região, extremamente rica em termos naturais podemos encontrar uma grande diversidade de habitats, onde se encontram algumas espécies abrangidas por medidas de protecção.

O Percurso BioRia
O percurso, que visa a protecção e divulgação deste património natural, foi desenhado ao longo das Marinhas e do Esteiro de Salreu, no Concelho de Estarreja, atravessando áreas designadas por Sapal e Paul e ainda terrenos de cultivo, essencialmente arrozais.
Tem aproximadamente 8 km, realizados em terreno completamente plano, e é acompanhado em toda a sua extensão por painéis informativos sobre os ecossistemas e as várias espécies animais e vegetais que se podem encontrar e observar, das quais se destacam, a garça, a cegonha branca, a gaivota, o pato, entre muitos outros.
Existem ainda dois locais de descanso, que também podem ser usados caso decida levar merenda, um colocado no início e outro sensivelmente a meio do percurso.

Localização e acessos
Para chegar ao percurso BioRia deve seguir pela EN109 e em N40º43.905 W8º33.680 seguir para Oeste, atravessando a ponte sobre o caminho-de-ferro. Poderá estacionar em N40º43.943 W8º34.077. O percurso inicia-se uns metros mais à frente, do lado Norte do esteiro.
Em alternativa poderá também usar o comboio, utilizando os comboios urbanos Porto-Aveiro, que façam paragem no apeadeiro de Salreu, que fica a cerca de 200 metros do local indicado para estacionamento. Consulte os horários em www.cp.pt .

A Cache
A cache encontra-se ao longo do percurso BioRia, a sensivelmente 3,4 km do seu início, num local de confluência dos esteiros de Salreu e Canelas e ainda do Rio Antuã, que atravessa a cidade de Estarreja.
Deve ir com tempo para realizar esta cache, já que terá que fazer pelo menos 6,8 km (ou 8 km caso faça o percurso por completo).
O percurso deve ser feito a pé ou de bicicleta, uma vez que é proibida a circulação de veículos no percurso, conforme sinalização no local.
Iniciando o percurso, deve seguir ao longo do canal, visto ser este sentido “normal” do percurso e o que lhe permitirá atingir a cache mais rapidamente. Existem algumas estacas ao longo do percurso, de km a km para que tenha uma melhor noção da distância percorrida.
Tenha cuidado na abordagem da cache visto ser uma zona bastante plana e com um amplo campo de visão.
Nota: Esta é uma zona muito sensível à subida do nível das águas, pelo que não é aconselhável visita-la no Inverno ou durante épocas de chuva intensa, já que o acesso à cache fica interdito e intransitável.
Os textos aqui apresentados foram adaptados dos seguintes sites:
Câmara Municipal de Estarreja
BioRia